top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Certificações no mercado financeiro

Atualizado: 3 de ago. de 2022

Para que uma pessoa possa investir, é necessário ter apenas um CPF. Já o profissional da área precisa ter algumas certificações que regulamentam o exercício das profissões e funções do mercado financeiro.


Mas dentre tantas siglas, você já parou para pensar o que são e para que servem as certificações do mercado financeiro?


Para seguir carreira em bancos, por exemplo, o profissional precisa de um certificado ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais).

Esta estabelece princípios e padrões de conduta a serem observados pelos profissionais certificados durante o desempenho das atividades de prospecção ou venda de produtos de investimento, assessoria aos gerentes de contas de investidores e gestão profissional de recursos de terceiros; dispõe sobre as regras a serem observadas pelas instituições participantes, incluindo a manutenção da certificação de seus profissionais.


As certificações são:

• CPA-10

Destina-se a atender profissionais que trabalham em instituições que seguem códigos específicos ou instituições financeiras em geral. Também é voltada para estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

• CPA- 20

Destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

• CEA

Uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos, podendo recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.

• CGA

Habilita profissionais a atuarem com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados.

Todas estas certificações são independentes e devem ser obtidas por meio de testes.

Se você tem interesse, entre diretamente no site da ANBIMA para saber mais.

Antigamente pensávamos que o mercado financeiro era uma terra sem lei, onde tudo era permitido. Compras, vendas, recomendações e afins. Hoje sabemos que não é bem assim, tudo é muito bem regulamentado.


Temos também algumas outras certificações ainda mais avançadas, como:

• AAI

A ANCOD é a única instituição, com autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a oferecer esta certificação no Brasil.

Ao tornar-se um assessor ou assessora de investimentos, você pode, além de auxiliar as pessoas em seus investimentos, atuar na educação financeira. Se você deseja trabalhar em uma corretora de valores ou outra instituição financeira como assessor de investimento, por exemplo, você precisará desta certificação.

Por isso, para obtê-la é necessário ser aprovado(a) no teste que avalia suas qualificações técnicas. A prova é aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

• CNPI

A única certificação brasileira que habilita os profissionais do mercado financeiro a indicarem ações e valores mobiliários, pois eles são responsáveis pelas análises desses papeis. Sempre que te indicarem alguma ação, é importantíssimo saber a fonte dessa recomendação, o estudo é sempre assinado por um analista CNPI.

• CFP

A certificação mais indicada para uma profissão que ainda não é muito conhecida no Brasil, o Planejador Financeiro. Essa certificação te habilita a trabalhar prestando consultoria em todas as áreas da vida financeira de uma pessoa. Diferente de todas as anteriores, essa certificação foca bastante em etapas da vida, seguros, planos de aposentadoria e investimentos.

• CFA

A mais cobiçada e rara certificação do mercado financeiro global é sem dúvida o CFA – Chartered Financial Analyst. Ela é mais comum de ser encontrada em analistas de investment banking, áreas de Research de bancos e corretoras, funções extremamente técnicas ou que envolvem operações muito grandes, geralmente fusões e aquisições de empresas. Podemos resumir que ela te prepara para falar de qualquer assunto envolvendo mercado de capitais e finanças corporativas no mundo inteiro.

Essas são as certificações do mercado financeiro.


Qual te interessa mais?




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page