top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Estrutura do Planejamento Financeiro e Benefícios

Sabemos que, no Brasil, educação financeira e planejamento financeiro são assuntos pouco abordados em contextos sociais, educacionais e políticos. Isso resulta em um cenário no qual o cidadão não é estimulado a dar a devida atenção e importância para estes tópicos. Além disso, nota-se que apenas uma pequena parcela da população tem conhecimento sobre o que realmente faz uma Consultoria Financeira.


Por conta disso, abordaremos neste texto os pontos essenciais que compõe uma consultoria financeira de alta qualidade e, principalmente, quais são os seus benefícios para o indivíduo e para a família.


Segundo a certificação do CFP (Certificado dos Planejadores Financeiros), a consultoria financeira deve abranger diversos pilares da vida financeira de uma pessoa. Esses pilares, se bem estruturados, trabalharão de forma interdependente para garantir ao indivíduo uma vida financeira mais próspera e propícia à realização de sonhos e necessidades[LC1] . São eles:

  • Gestão financeira (definição de objetivos e metas, assim como controle de orçamento);

  • Gestão de riscos (blindagem patrimonial e pessoal);

  • Gestão de ativos (estratégias de investimentos e compatibilidade com tolerância a riscos);

  • Planejamento de aposentadoria;

  • Planejamento tributário;

  • Planejamento sucessório.

Todos estes pontos devem ser abordados a fim de promover uma maior eficiência, economia e lucratividade na implementação das práticas de gestão financeira.

Entretanto, um planejamento financeiro completo pode também conter aspectos extraordinários que, mesmo não fazendo parte da estrutura proposta pelo CFP, são de suma importância ao gestor.


Estes aspectos tem relação direta com a conquista de objetivos e realização de satisfações pessoais. Alguns exemplos deles são: conquistas de viagens, intercâmbios, aquisição de bens, filhos e netos, sociologia do consumo, psicologia da economia ou qualquer outro assunto que faça parte da vida financeira do indivíduo.


Assim podemos concluir que um planejamento financeiro de altíssima qualidade deve ser estruturado de maneira personalizada. E que, além de seguir as condutas definidas pelo CFP, deve ser flexível ao englobar objetivos e necessidades específicas do indivíduo ou família, a fim de atingir as metas e alcançar a qualidade de vida desejada.


Nós, da Ballast Wealth Planning, sabemos disso. E através de uma longa experiência no ramo estamos preparados para auxiliar você a conquistar todos os seus objetivos.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page