top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Investindo com Propósito

Você já parou para se perguntar o que está financiando com seu dinheiro?


Entre os significados da palavra “Investir”, vamos focar neste: empregar recursos como tempo, esforço, dinheiro, visando um retorno positivo.


É comum pensar que, dentro do mercado financeiro, investimentos e mudanças sociais são pontos distintos e que não se convergem.


Seria preciso, então, abandonar os valores pessoais para buscar boas rentabilidades?


Não. Já tratamos aqui sobre as empresas com selo “ESG” e as mudanças que estes novos critérios e condutas estão promovendo ao redor do mundo.


Queremos abrir espaço para os investimentos de impacto que buscam resultados socioambientais mensuráveis, além, é claro, do retorno financeiro.


Através desta modalidade de investimento, que concilia resultado econômico com a possibilidade de gerar impacto social positivo quantificável, é possível investir em empresas como:

  • Yunus, fundada pelo economista premiado com o Nobel da Paz, Muhammad Yunus. Oferece apoio aos empreendedores sociais.

  • Banco Maré, criado no Complexo da Maré, possibilita que as pessoas paguem suas contas em suas comunidades, sem haver a necessidade de se deslocarem por grandes distâncias até as regiões centrais.

  • Impact Bank, banco digital que repassa parte dos lucros obtidos para causas socioambientais.

  • FinaPop, idealizada por Eduardo Moreira e inspirada no holandês Triodos Bank, que investe em projetos que promovem valores culturais. O FinaPop nasceu para financiar a agricultura familiar e a reforma agrária. Mensalmente, seus investidores recebem cartas detalhando onde e com qual intuito o dinheiro investido está sendo utilizado.

Ideias e alternativas revolucionárias como estas estão surgindo a cada dia, todas em busca de investidores que olhem além dos retornos financeiros. Afinal, o lucro acontece quando todo mundo ganha!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page