top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Montei minha reserva de emergências. E agora?

Atualizado: 3 de ago. de 2022

As pessoas costumam cometer um erro que pode ser fatal nesse momento, e é por isso que precisamos ter essa conversa.


Primeiro preciso te parabenizar, pois o mais importante você já entendeu: para estar preparado para os imprevistos, é preciso ter um valor entre três a seis vezes do seu custo mensal aplicado em investimentos de alta liquidez e baixo risco.


Com essa atitude você já está à frente da maior parte dos brasileiros, infelizmente. Para você ter uma ideia, quase 60% dos brasileiros estão endividados e não possuem nem mesmo uma reserva.


O grande problema ‘pós-reserva’ começa quando você se baseia em dicas de amigos e influenciadores sobre onde e como investir seu dinheiro.


Imagine que um colega te recomenda um fundo de investimento ou uma ação qualquer. Durante três meses os retornos são positivos e você acredita ter feito uma ótima escolha. Porém, nos três meses seguintes o retorno é negativo e você perde 50% do que investiu. O que faria diante desse cenário?


A grande diferença entre as pessoas que ganham dinheiro com o mercado financeiro em longo prazo é a estratégia escolhida, pois ela te direciona em momentos de alta e baixa do mercado.


Para traçar uma estratégia, você precisa entender qual é o seu perfil de investidor. Com ele você saberá se deve procurar investimentos conservadores, moderados ou arrojados para a sua carteira.


Para isso, sugiro entrar em contato com a Ballast para que um de nossos profissionais avalie o seu perfil de investidor. Com o acompanhamento de um profissional, você terá a certeza de investir em uma estratégia vencedora, sem medo do mercado.


Depois disso, é preciso definir quais são seus objetivos com esse dinheiro. Repare que um objetivo mais curto vai demandar investimentos mais conversadores, e objetivos mais longos, acima de cinco anos, permitirão maior flexibilidade para arrojar com investimentos mais arriscados.


A tarefa de definir metas com o seu dinheiro não é tão simples quanto parece, será necessária uma boa dose de autoconhecimento, conversas com a família e com um planejador financeiro.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page