top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Não caia em um golpe com o PIX

Atualizado: 3 de ago. de 2022

Sabemos que os crimes estão cada vez mais “modernos”, e parece que o PIX é o novo alvo do momento.


A maioria dos golpes que envolvem as transações com PIX são de engenharia social, ou seja, a vítima é enganada e transfere dinheiro por livre e espontânea vontade.


Veja alguns dos principais golpes:


  • WhatsApp Clonado:

Os criminosos clonam o aplicativo de algum amigo seu e pedem para que você transfira dinheiro para alguém, dizendo estar com uma dívida com esta pessoa e precisando de ajuda para quitá-la naquele momento, geralmente com bastante urgência.

Para se proteger deste golpe, ligue para a pessoa para garantir que realmente é ela quem está pedindo.


  • Falha no PIX:

Os criminosos alegam que você ganhou algum prêmio e, para liberá-lo, é necessário fazer um PIX.

Caso acredite que realmente ganhou um prêmio, entre em contato com a instituição através de um número oficial para confirmar, pois dificilmente você precisará pagar algo para recebê-lo.


  • Falsas centrais de atendimento:

Os criminosos criam uma conta de Whatsapp com o nome de alguma instituição e entram em contato solicitando dados pessoais, enviando links maliciosos e até mesmo solicitando transferências via PIX.

Normalmente as contas de Whatsapp de grandes empresas possuem o selo de verificação, mas de qualquer forma sempre prefira entrar em contato por conta própria com as instituições.


Esteja sempre atento, pois o PIX é irrevogável. Nem mesmo a instituição financeira consegue cancelá-lo e quando feito por engano ou para criminosos, dificilmente é possível recuperar o valor. Fica ligado!




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page