top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Pandemia e a importância de ter patrimônio dolarizado.

A pandemia do coronavírus chocou o mercado financeiro provocando fortes quedas nas bolsas de valores do Brasil e do mundo, deixando ainda muitas dúvidas e incertezas.


Com o Brasil atravessando uma forte crise econômica e com a Selic (a taxa básica de juros) no menor patamar histórico, em 2,00% ao ano, os investidores estão sentindo a necessidade de procurar outras opções além da renda fixa para que tenham ganhos reais (acima da inflação).


Uma carteira diversificada ajuda a lidar com as incertezas do mercado, distribuindo de melhor forma os recursos em diferentes ativos. Também é importante buscarmos mercados globais, pois a correlação entre ativos locais e internacionais é muito baixa ou até negativa. Esta correlação negativa entre Ibovespa e moedas fortes ocorre quando há cenários de pessimismo no Brasil, fazendo com que os investidores retirem seu dinheiro do país.


Dados do Banco Central mostram forte crescimento de aplicação de recursos em fundos e em ações em outros países desde o início de 2020. A manutenção das atuais taxas de juros tende a acelerar ainda mais esse processo. De janeiro a maio, investidores brasileiros destinaram US$ 3,452 bilhões para fundos no exterior, o dólar se tornou ainda mais o centro das atenções do mercado financeiro.


Em outras palavras, quando uma crise mundial acontece, muitos investidores vendem suas posições em países emergentes e compram dólar, pois é uma forma de proteção do seu patrimônio contra choques mundiais, sendo considerado como “porto seguro” e reserva de valor do mundo, por sofrer menos com os efeitos da inflação ao longo do tempo, preservando o poder de compra.



Além disso, outros fatores sobre segurança e solidez devem ser considerados: o mercado norte-americano é considerado o mercado mais regulado do mundo e seus órgãos reguladores impõem regras claras e estáveis reduzindo o risco de qualquer tipo de fraude em operações. Além disso, é quase 50 vezes maior que o brasileiro, oferecendo maior liquidez e variedade.


Por isso, ao fazermos os planejamentos, sempre observamos a economia global e usamos das melhores ferramentas para proteger e aumentar seu patrimônio.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page