top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Planejador Financeiro

Atualizado: 3 de ago. de 2022

O planejador financeiro é o profissional que auxilia na gestão e administração de recursos, cuida da saúde financeira e projeta planos para auxiliar na conquista de bens como aposentadoria, acúmulo de riqueza e outros objetivos financeiros. Vale lembrar que, com o crescente movimento em busca de melhores rentabilidades, os investidores estão percebendo que existem muito mais opções de ativos disponíveis no mercado. E, por essa razão, o planejador financeiro está sendo cada vez mais procurado.

Porém, como é a carreira de um planejador financeiro? Como começar? O que é preciso estudar e onde procurar?

Para uma formação profissional, é importante estudar algum curso na área de Gestão Financeira que proporcione conhecimento teórico nesse ramo. Vale lembrar que, no Brasil, existem dois tipos de profissionais que exercem a atividade: os certificados e aqueles que estão estudando para tirar uma certificação internacional como Planejador Financeiro.

> Que certificado é esse?

O CFP®️ (Certified Financial Planner) é um processo de certificação financeira internacional, padronizado e rigoroso, que complementa e oferece bastante credibilidade à formação do planejador financeiro. No Brasil, a prova é aplicada pela PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), única entidade associada ao FPSB (Financial Planning Standards Board). Por isso possui autorização para conceder a certificação CFP®️. A prova consiste em verificar e avaliar o conhecimento técnico e a ética de trabalho.

Ao trazer para o cenário global, hoje o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de profissionais que possuem o CFP®️. Atrás, somente, dos EUA, China, Japão e Canadá, respectivamente. Olhando por essa perspectiva, as maiores economias mundiais são aquelas que mais formam profissionais qualificados e certificados.

Mesmo após conseguir todas as certificações existentes no mercado, um bom planejador financeiro é aquele que nunca deixa de estudar o mercado. Desta forma seu trabalho estará sempre alinhado com a realidade econômica que impacta nossos clientes.

A pergunta que deixamos é:



E você, já tem um planejador financeiro para auxiliar sua vida?

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page