top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Qual o primeiro passo para sair da casa dos seus pais?

Atualmente notamos uma mudança no comportamento dos jovens em relação ao momento de saída da casa dos pais. O que antes era algo desejado e muitas vezes concretizado aos 18 anos, hoje vemos, conforme apontado pelo IBGE, que a cada 10 jovens com idade entre 24 e 30 anos, 4 ainda moram com os pais.


E por que isto acontece?

Além das razões afetivas e emocionais, é preciso considerar também a correlação com os gastos que esta saída implica.


Outra mudança relevante no perfil dos jovens atuais para os jovens das gerações anteriores é que, diante do momento da saída da casa dos pais, os jovens de outrora estavam mais dispostos a aceitarem a mudança para uma residência menor, podendo abrir mão de certos confortos em troca da concretização deste objetivo. O jovem de hoje muitas vezes deseja levar consigo o conforto que possui na casa de seus pais. E, obviamente, isto tem um preço.


Então como podemos saber qual é o melhor momento para realizar esta mudança e o que se deve fazer para isso?


Um ponto crucial é analisar o motivo principal desta mudança: estar mais próximo do trabalho, necessidade de um maior espaço, privacidade, casamento, dentre outros. As opções encontradas ao sair de casa são inúmeras, então, sabendo qual é a sua motivação para isto, você consegue direcionar a sua procura.


O primeiro passo é conhecer o seu orçamento atual e entender como você encaixará os gastos futuros. Estes gastos não são apenas com aluguel, luz e água, mas é preciso considerar os custos com compras de alimentos e materiais de higiene e limpeza, mobília, seguro incêndio, manutenções e reparos, etc.


Além disso, para realizar este ajuste, do que você está abrindo mão? Tudo bem se a viagem das férias, que antes era para Barcelona com os amigos, agora for para Buenos Aires na Casa Rosada? E se antes você renovava seu armário todo ano, agora o fizer a cada dois?


E por último, mas não menos importante, temos que lembrar da famosa reserva de emergência. Ela precisa estar pronta antes de você sair de casa, pois se algo afetar sua renda, não implicará em abrir mão da sua conquista.


E aí, como se saiu respondendo a estas perguntas?

Já pode arrumar as malas?




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page