O meio ambiente é parte essencial do planeta em que vivemos, e por conta disso é cada vez mais importante que seja dada a devida atenção à sua preservação. Neste sentido o mercado financeiro tem se associado cada vez mais às práticas “verdes”. Essas práticas são feitas através da emissão de ativos que respeitam diretrizes sustentáveis e ecológicas em sua composição.
Entre eles, estão os fundos ESG e os green bonds.
Os fundos ESG:
• E: meio ambiente (environment, em inglês);
• S: sociedade;
• G: governança.
São fundos de investimentos que, como o próprio nome já diz, direcionam os recursos financeiros de seus investidores para companhias que são avaliadas e/ou certificadas de forma positiva dentro de inúmeros indicadores que expressam seu compromisso com a "iniciativa verde". São eles: Ações com score alto em Environmental, Social and Governance (ESG) da Reuters; Sustentabilidade Empresarial (ISE); Índice Carbono Eficiente (ICO2); Entre outros.
Já os Green bonds são títulos emitidos com a exclusiva intenção de captar recursos para investimentos em projetos sustentáveis que visam, primordialmente, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Além destas, existem outras utilizações do dinheiro captado que são altamente benéficas ao meio ambiente. São investimentos em projetos de:
- Energia renovável
- Eficiência elétrica
- Prevenção e controle da poluição
- Gestão de recursos naturais
- Conservação da biodiversidade
- Transporte limpo
- Gestão dos recursos hídricos
- Adaptação às mudanças climáticas
- Produtos, tecnologias de produção e processos ecoeficientes
Nós trabalhamos para lhe oferecer sempre as melhores opções do mercado, e se você partilha do nosso apreço pelo meio ambiente pode optar por investimentos verdes que irão ao mesmo tempo aumentar o seu patrimônio e também proteger o nosso planeta.
Commenti