Atualmente percebemos que algumas pessoas estão valorizando o uso de imóveis ao invés da posse. Ou seja, o aluguel ao invés da compra.
E quais são as vantagens de cada opção?
Aluguel
Liberdade geográfica: Não existindo um compromisso financeiro de longo prazo fica muito mais simples mudar de cidade, estado e até mesmo país.
Ativo x Passivo: O dinheiro que seria utilizado na compra pode ser investido, gerando receitas ao invés das despesas características de um imóvel.
Morar no mesmo imóvel gastando menos: Em um financiamento com entrada mínima, o valor da parcela normalmente costuma ser maior que o valor do aluguel do mesmo imóvel.
Financiamento
Aumento do patrimônio: A compra de um imóvel é uma ótima forma de construir patrimônio. Porém, vale ressaltar que durante o período do financiamento o imóvel pertence ao banco e não ao morador.
Liberdade construtiva: Estando em um imóvel próprio, o proprietário pode fazer as mudanças que achar melhor sem necessidade de autorização de terceiros.
Fincar raízes: Ideal para uma família que quer criar seus filhos em um mesmo local.
Repare que financeiramente o aluguel tende a compensar mais.
A entrada em um financiamento gira em torno de 20% do imóvel. Em um aluguel você pode investir essa entrada e esperar até que seja possível dar uma entrada maior ou comprar o imóvel à vista. Se houver um planejamento para aportes mensais o acúmulo fica ainda maior.
A vantagem financeira do aluguel para o financiamento foi reduzida, pois temos hoje as taxas de juros mais baixas da história do Brasil, o que reduz o custo dos financiamentos. Portanto quem optar pelo aluguel aliado aos investimentos precisa correr mais riscos para ter maior rentabilidade.
Mas nem só de dinheiro vivemos - outros fatores como mobilidade, família e trabalho devem influenciar nesta importante decisão.
Para isso, conte com um Planejador Financeiro da @ballast.wp
Comments