top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Investimentos Offshore

Atualizado: 3 de ago. de 2022

Os investimentos “offshore” retornaram às pautas dos jornais nas ultimas semanas devido aos documentos vazados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, expondo diversos políticos do mundo todo.


No Brasil, a polêmica girou em torno do ministro da economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apontando que estes possuem parte de seus patrimônios em ilhas com vantagens tributárias, popularmente conhecidas como paraísos fiscais.


Essa estrutura acontece através da criação de uma empresa fora do Brasil, em países nos quais os sócios ou proprietários não residem e não tem naturalidade. Sua criação não necessariamente deve ser feita nestes paraísos fiscais (países que tributam a renda com alíquota inferior a 20% e cujas legislações protegem o sigilo dos clientes ou sócios das empresas).


Quais são suas vantagens?


Este modelo atrai aqueles que buscam, em vários aspectos, uma maior proteção para o seu patrimônio, podendo ser pela variação cambial, diminuição do poder de compra da moeda local e por conta de menores cargas tributárias, tanto para retirada de lucros como também para sucessão deste patrimônio. Além disso, o investidor tem a possibilidade de acessar outros mercados e economias mundo afora. Saindo do âmbito de investimentos financeiros, uma offshore pode ser utilizada para realização de negócios internacionais dependendo do seu ramo de atividade.

Obviamente essas estruturas possuem custos, que variam de acordo com o regime adotado e as regras do país/região onde será constituída a offshore. Portanto, deve haver um estudo prévio da viabilidade e seus benefícios para que o investidor inicie sua montagem.


E no aspecto da legalidade?

Abrir uma empresa no exterior ou investir em paraísos fiscais são práticas legais, desde que seja tudo declarado à Receita Federal, comprovando inclusive a origem dos investimentos. Por isso, recomendamos sempre estar acompanhado de um profissional capacitado para auxiliar em todas essas etapas.


Contate-nos para tirar suas dúvidas e executar melhores estratégias de investimentos fora do país!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page